História

A história dos Lumberjacks inicia-se em Paços de Ferreira, terra do seu fundador, Henrique Pinto, conhecido no mundo do Futebol Americano por Tank. O antigo jogador dos Porto Renegades (1.ª equipa portuguesa) decidiu trazer para Paços de Ferreira a modalidade. No "ervado" da Agrária, os Lumberjacks deram os seus primeiros passos.

Aos poucos e poucos, a equipa foi ganhando gente, mas as condições (leia-se campo de treino/jogo) eram inapropriadas. Mas mesmo perante as adversidades o clube e os seus responsaveis nunca baixaram os braços e foram promovendo a equipa e a modalidade a nivel nacional. Provas disso são a exibição no intervalo do jogo FC Paços de Ferreira x FC Porto contra os Navigators de Lisboa ou o destaque em jornais nacionais como A Bola.

 

Já com equipas e um número razoavel de jogadores, dá-se mais um passo na evolução da equipa. Alguns jogadores ex-Renegades, trocam o projecto portuense pelos lenhadores. A sua vinda foi fundamental para o aumento quer da qualidade quer da experiencia da equipa, que muito ganhou com a vinda destes atletas.

 

Eis então que em 2009 se dá a mudança para o concelho de Paredes. Sem apoios em Paços de Ferreira, Henrique Pinto decidiu aliar-se ao clube Altis Clube de Paredes, cujo o seu presidente Rui Merino, havia aberto as portas para aquela que se haveria de tornar uma parceria de sucesso.

 

Surgem então, em 2009, os Altis Paredes Lumberjacks. Pouco tempo depois, Henrique Pinto, fundador e presidente do clube então haveria de deixar o clube. Marco Gouveia, assumia o clube.

 

Também por esta altura fica definida a primeira equipa técnica do clube com Fernando Campos a head coach, João Marques a treinar a defesa e André Silva responsavel pelo ataque.

 

Os dois primeiro jogo dos "Jacks" (derrotas com os espanhois dos Black Thunders e dos portugueses Alverca Crusaders) não desanimaram os bravos lenhadores que com pouquissimo tempo de preparação, decidiram entrar na 1.ª Liga de Futebol Americano em Portugal. Em boa hora o fizeram! Uma época muito boa, onde só os Navigators conseguiram parar os Jacks. Para história fica a curiosidade da primeira vitória em jogos oficiais e o primeiro TD em jogos oficiais pertencerem ao Altis Paredes Lumberjacks.

Na segunda edição da Liga, os Lumberjacks foram ainda mais fortes e mais um vez só foram parados pelos campeões Navigators, em jogos equilibrados. No final da época muitos jogadores decidiram abandonar os Lumberjacks para criarem outras equipas mais proximas de casa, tendo da sua saída resultado a origem dos Candal Kings e dos Porto Mutts.

 

Em Paredes a equipa esteve bastante perto da extinção, mas o querer do presidente do Altis e dos jogadores da terra não deixaram o clube morrer. Rui Abreu, que na época anterior tinha estado ligado aos Maximinos Warriors aceitou o repto para ser o treinador. Em conjunto com Luis Nunes e Miguel Dias começou-se a trabalhar do zero. Quase sem jogadores, sem equipamentos, sem campo, sem patrocinios, etc. a tarefa parecia impossivel. A verdade, é que 6 meses depois de tudo isto, os Lumberjacks voltam a ter um roster com mais de 30 atletas e vão entrar pela 3.ª vez na Liga organizada pela APDFA...